A lenda em torno do Ford GT40 é sem dúvida a maior da história das corridas e, certamente, a maior da história das corridas nos EUA.
A história de Henry Ford II tentando comprar a Ferrari, sendo recusada por Enzo Ferrari e depois derrotando a Ferrari com os carros da Ford, já foi contada tantas vezes que não vamos repetir aqui.
Em vez disso, vamos nos concentrar no carro que entregou o que Henry Ford, os Segundos que queria, para vencer a Ferrari no principal evento de corrida do mundo, as 24 Horas de Le Mans.
A Ford iniciou o esforço em 1964, mas não venceu Le Mans até 1966, quando a montadora de Detroit terminou o 1-2-3. O carro que entregou essa vitória em Le Mans, e mais três entre 1967 e 1969, foi o Ford GT40.
Alimentado por um Ford V8 no meio do motor, o GT40 era um carro de corrida cru e estridente, nunca destinado ao uso nas ruas.
Apenas cerca de 100 GT40 foram construídos na década de 1960 e menos da metade foi vendida como carros de rua. Esses GT40s “de rua” eram quase tão pesados quanto os carros de corrida, oferecendo espaço de armazenamento mínimo e poucas comodidades.
Isso frustrou muitos fãs da Ford, que assistiram o GT40 vencer no cenário mundial sem ter a possibilidade de dirigir um.
Cinqüenta anos depois, a lenda do GT40 cresceu quase tanto quanto seu valor de mercado. Os fãs de corridas da Ford ainda apaixonados pelo baixo e elegante GT40 podem tentar escolher um para eventos históricos de corridas.
Originalmente perto de US $ 20.000 (uma quantia cara na década de 1960), o valor de mercado para um GT40 da década de 1960 hoje começa em torno de US $ 2 milhões e sobe a partir daí, dependendo da condição e do pedigree da raça.
Essa estrutura de preços continua a manter o GT40 fora do alcance da maioria dos fãs da Ford, mas uma empresa chamada Super Performance oferece uma alternativa (relativamente) acessível. O Super Performance GT40 é construído usando as mesmas ferramentas do Ford GT40 original.
Mais de 80% dos componentes mecânicos e da carroceria do carro serão trocados por um original. Até os números de série dos carros Super Performance se alinham aos dos GT40 de 50 anos atrás, continuando de onde pararam.
Os 20% dos carros Super Performance que variam do GT40 original estão relacionados a recursos de segurança e desempenho, incluindo freios superiores, um sistema de refrigeração mais eficaz, peças de suspensão mais fortes e recursos modernos de conveniência, como ar condicionado.
Essas mudanças tornam o Super Performance GT40 um carro de rua mais capaz e confortável, sem perder a emoção visceral experimentada pelos pilotos famosos que atingem 320 km / h na Mulsanne Straight.
O preço inicial de um Super Performance GT40 é inferior a US $ 200.000, embora as opções de configuração sejam muitas e possam aumentar esse número, dependendo do trem de força, dos recursos de conveniência e das opções de materiais internos.
O modelo visto aqui tinha um 427 V8 de 700 cavalos de potência e pesava menos de 2.400 libras. Esse tipo de relação potência / peso, junto com os sistemas mecânicos aprimorados, confere ao Super Performance GT40 uma capacidade de desempenho ainda maior do que os carros de corrida originais que venceram Le Mans.
Nossa experiência com o GT40 da Super Performance confirmou a aparência, a sensação, o som e o cheiro autênticos do carro. Pintado com a mesma decoração do Golfo que venceu Le Mans em 1968 e 1969, e produzindo esse tipo de ruído apenas com um grande Ford V8, o GT40 teve o impacto esperado sobre os transeuntes, com muitas sugestões e elogios.
É o mais próximo que a maioria das pessoas consegue de reviver a lenda suprema das corridas da Ford.
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